15 dezembro 2011

As salas da Morte

Hoje na minha aula de Aconpanhamento ao estudo a minha professora decidiu mostrar-nos um documentário sobre a atual situação da China para com as crianças dos orfanatos chineses, "As salas da morte".
Foi muito chocante e para quem se impressiona facilmente com estas coisas aconselhava a não ver este filme que aqui vai ser falado.  
Lá as crianças eram mal tratadas, amarradas a cadeiras e não tinham condições básicas de vida adequadas.
No ínicio do filme, os reporters colocaram uma camara oculta nos seus sacos para poderem filmar tudo enquanto estavam lá, pois, certamente seria proibido.
Eles falaram das crianças, com deficiências, com os pés amarrados ás cadeiras onde estavam sentados, pelo buraco que havia na base das cadeiras as crianças faziam as suas necessidades para uma bacia que era posta de baixo do buraco.
Aqueles orfanatos não tinham higiene nenhuma, a sala dos bebés cheirava a leite azedo e a urina e dejectos.
Tudo isto porque a China ,como devem saber, aderiu a uma politica anti-natalista, pois, existem demasiados habitantes neste pais. Portanto o Governo chinês decidiu aplicar uma nova regra: Cada mulher só pode ter um filho, se tiver mais do que um, o segundo  vai para um orfanato ou é abandonado ou ainda a mãe terá de pagar uma multa bastante elevada para poder ficar com o filho.        
Eu acho que todos devíamos estar informados sobre a situação atual da China embora este filme seja muito cruel,todos temos o dever tanto de ser informados, como de informar, foi por isso publiquei esta mensagem.

2 comentários: